Queda de Pelos

Os males da pelagem são dos mais freqüentes entre os cães. Exceto pelas falhas normais devido à muda, esse problema envolve mais do que uma questão de beleza: sinalizam também a provável presença de enfermidade e do enfraquecimento do sistema imunológico. Há uma influência do clima quente na densidade das pelagens e até no comprimento,devido à tendência de nascer menos pêlos e deles crescerem menos. Por outro lado, o calor favorece a proliferação de pulgas e, associado a clima úmido, aumenta a probabilidade de fungos, ambos podendo resultar em queda de pêlos. Muitas vezes, problemas de pele provocam um forte odor, que desaparece se o doença for curada. Manter bonita a pelagem do cão significa mais saúde, mais resistência ao ataque de doenças e maior beleza. Há várias causas para os pêlos caírem. Conheça as mais comuns. 

Falha no pêlo das patas ou do tronco ( Dermatite de Lambedura).
O cão arranca os pêlos por ficar muito tempo sozinho.
Tratamento: reduzir a sensação de solidão.



Falta de pêlo,coceira, ferida com infecção na pele e caspa, pêlo seco ou engordurado, pele escura ( Dermatite alérgica).
Há várias possibilidade de alergias. Entre elas, sensibilidade a componente do alimento (Hipersensibilidade alimentar, substituir a ração); a inalantes como poeira, ácaros, polens de planta e bolor ( Atopia, evitar a causa); a produto químico, como de limpeza, medicamento de uso externo, xampu ou condicionador mal enxaguados ( Dermatite de contato alérgico, observar qual pode ser a causa e evitá-la); a picadas de pulgas ( Dermatite por picada de pulgas, combater as pulgas).
Tratamento: dependendo da causa, pode-se usar anti alérgico, xampu medicamentoso e anti biótico se houver feridas infectadas. 


Queda de pêlo no tronco, ao redor dos olhos e da boca, ente os dedos, que se generaliza se não tratada; pele enegrecida; crostas úlceras, pus e sangue; pele escura ( Sarna Demodécia, conhecida também como Sarna Negra ou Demodiciose).
Causada pelo ácaro Demodex canis. A única forma de transmissão é pelo contato do filhote com a pele da mãe. Não há cura. mesmo quando tratada e sem sinais da doença, a mãe transmite o mal. Os sintomas costumam aparecer quando há baixa resistência - no primeiro ano de ida e em cães idosos.
Tratamento: com banhos semanais de acaricida ( Diamidina), por um período variável de 08 a 12 semanas. Se o mal persistir, pode-se usar Ivermectina ou Milbemicina, medicamentos mais fortes, que exigem acompanhamento veterinário, O Collie, o Old English SheepDog e o Pastor de Shetland não podem receber esses medicamentos devido à possibilidade de causar intoxicação intoxicação neurológica, com convulsões e morte. Infecções na pele são tratadas à parte. A alta é dada mediante três resultados de exames, negativos, em intervalos de 15 dias. 



Queda de pêlo nas patas e na cabeça crostas ( Dermatite responsiva ao zinco).
A causa é a deficiência de zinco, por carência nutricional ou por não absorção intestinal. O Husky Siberiano e o Malamute do Alaska são as raças mais acometidas.
Tratamento: suplementação com zinco.


Queda de pêlo por disfunções hormonais.
Há a atrofia do local onde as raízes dos pêlos ) folículos pilosos), por causa hormonal. Uma das mais comuns ocorre no corpo, exceto cabeça e pernas. É o aumento de atividade das glândulas adrenais ( muita sede, urinar em grande quantidade, pele fina, vasos visíveis, depósito de cálcio na pele), normalmente devido a um tumor nas adrenais ou por alguma alteração na glândula chamada hipófise. Outra causa é a diminuição de atividade da glândula tireóide - o hipotireodismo ( sonolência, obesidade, queda de pêlo e pele escura). Pode também ser provocada pelo desequilíbrio dos hormônios sexuais ( alteração na freqüência do cio ou na libido dos machos). Normalmente a queda atinge a região abdominal.
Tratamento: dependendo da causa, quimioterapia (tumor nas adrenais), reposição do hormônio (hipotireodismo) ou castração (hormônios sexuais). 


Queda generalizada de pêlo por alterações no fígado ( Síndrome hepato-cutânea).
Outros sintomas são alteração na cor e consistência das fezes e perda de apetite.
Tratamento: não há cura. 


Queda generalizada ou localizada de pêlo, pêlo seco ou engordurado, pele escura ( Micose).
Fungos invadem o local, onde fica a raiz do pêlo ( folículo piloso) e destroem a proteína que forma ( queratina).Se não tratada, a queda de pêlos pode ser total.
Tratamento: antifúngico oral e tópico, de acordo com o tipo de fungo. 


Queda generalizada de pêlo, com feridas e crostas por toda a pele,descamação ( Dermatite genérica alimentar).
Causada por problema na alimentação, que pode ser de baixo valor nutricional ( com proteína e cálcio insuficientes), provocando subnutrição, Outra possibilidade é o alimento estar nutricionalmente adequada, mas com o prazo de validade vencido, causando intoxicação.
Tratamento: correção da alimentação.


Queda crescente de pêlo, pele vermelha, com crostas e infecções, pele escura ( Sarna sarcóptica).
Adquirida por contato do cão com objeto contaminado por uma cão acometido, como uma toalha.Pode passar ao homem. Começa com uma coceira intensa. Se não tratada, os pêlos podem cair de todo o corpo. O ácaro causados nos cães é o Sarcoptes scabiei, identificado em apenas 40% dos cães com sintomas. É completamente curável.
Tratamento: com sabonete, xampu e soluções sarnicidas. O veterinário pode indicar *Ivermectina ou *Milbemicina.
*O Collie, o Old English SheepDog e o Pastor de Shetland não podem receber esses medicamentos devido à possibilidade de causar intoxicação intoxicação neurológica, com convulsões e morte. 


Queda generalizada de pêlo, pêlos opacos e sem vida ( Verminose).
Devido a verminose intensa, com emagrecimento do cão.
Tratamento: combater a verminose. 


Queda localizada de pêlo, ferida, secreção clara ou com pus, crostas, coceira, escamas, pêlo engordurado ou seco, pele escura ( Infecção bacteriana superficial).
A perda dos pêlos ocorre no local da ferida.A principal causa são as alergias. Quando a ferida é profunda, o cão sente dor e tem febre causada por brigas, pequenos acidentes, alergias etc.
Tratamento:eliminar a causa. Pode ser usado anti biótico, xampu específico, etc.


Queda localizada de pêlo, pêlo ressecado, sem brilho, eventual pele avermelhada..
Devido a erros de manejo como usar sabão muito forte, escovar puxando os pêlos com força ou secar os pêlos com ar quente demais ( para evitar, use o secador morno a frio, a 20 cm dos pêlos).



Queda localizada ou generalizada de pêlo, pêlo ressecado ou engordurado, caspa ( Dermatite seborréica).
Normalmente acompanha outras dermatites como as por alergias, micose, manejo inadequado e por infecção de ferida. Pode também ser causada por deficiência nutricional. devido a falta de ácidos graxos, encontrados na gordura de origem vegetal ou de peixes marinhos. Há raças com tendência hereditária, como o Beagle, o Cocker Spaniel e o Pastor Alemão. No Cocker Spaniel pode ser desencadeada por falta de vitamina A.
Tratamento: xampu para pêlos secos ou oleosos. Descobrir a causa e tratá-la. 


Matéria publicada da Revista Cães & Cia, nr. 248  
                                        CONSULTE SEMPRE SEU VETERINÁRIO

Comentários

Postagens mais visitadas